Existem diferenças marcantes da corrida da mulher e da corrida do homem.
Erramos quando procuramos fazer comparações igualando esforços entre eles.
As mulheres possuem uma estrutura óssea mais leve e um porcentual de gordura maior, com a mesma altura são mais leves que os homens possuindo menos força.
Culturalmente as meninas são criadas e educadas para atividades físicas de menor intensidade e frequência.
Isto no futuro resulta em uma maior sensibilidade nos tendões e ligamentos estando desta forma propensas a contusões.
A mulher tem uma menor quantidade de glóbulos vermelhos que o homem, sua oxigenação é reduzida consequentemente sua capacidade aeróbia em relação ao homem é menor.A mulher apresenta uma deficiência de ferro e suas performances são menores mesmo isto sendo amenizado com a ingestão de vitamina C, para uma melhor absorção do ferro.
Alguns outros fatores também interferem na performance feminina, como quadris mais largos, articulação das coxas e músculos das pernas em ângulos menores, provocando um balanço lateralizado tanto no andar como no correr.
A sudorese da mulher evidencia-se em espaços menores desta forma elas necessitam de uma menor evaporação para a melhor performance.
A mulher quando treinada tem uma ação de força no quadril e tronco diferente do homem.
É um erro querer tornar uma mulher melhor na performance que o homem, pois este possui uma contração mais pronunciada.
A mecânica de corrida de uma mulher faz com que ela seja menos exposta a contusões, a mulher tem maior sensibilidade e enfrenta o sofrimento físico e emocional melhor que o homem, muitas mulheres se deixam envolver pelos aspectos sociais e muitas vezes psicológicos.
Sou de opinião que fazer comparações entre o homem e a mulher é algo duvidoso, a educação recebida a forma de vida são dados que devem ser observados.
boas corridas para todos
Carlão
técnico de atletismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário