Todo o exercício físico, gera calor e consequentemente eleva a temperatura do corpo, para que a temperatura volte ao estado satisfatório, o corpo aciona o mecanismo de transpiração que a regula.
Com a transpiração elimina-se parte do calor entretanto ela leva consigo substâncias importantes, vitais para o equilíbrio interno do corpo.
Dependendo do nível de sudorese, ocorre a desidratação, A água é fundamental para o funcionamento do nosso organismo, pois ela é importante para o transporte de glicose, vitaminas e aminoácidos. A água elimina a uréia, ácido úrico, amônia, e ajuda na condução do calor produzido pelos músculos até a superfície corporal sendo responsável pela produção do suor.
Devido a isto é importante que todo atleta ingira bebidas isotônicas.
Bebida isotônica é a solução que tem osmolalidade ou seja o número de partículas em solução próximos ao plasma, característica importante importante para facilitar a transferência de fluídos e nutrientes para o sangue.
é importante manter o corpo bem hidratado.
O inicio da desidratação se manifesta pela sede que em grau mais elevado provoca a queda de desempenho do corredor.
Em corridas desgastantes como a Maratona ou treinos longos podem surgir sintomas como hipertermia, esgotamento físico, irritação, agressividade,
Não é aconselhável para quem quer perder peso o uso de agasalhos, o corpo deve estar sempre um pouco descoberto para a transpiração se processar de forma adequada.
O peso deve ser eliminado de forma gradual sem exageros.
Boas corridas para todos
Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário