sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A Maratona e sua história

Com a proximidade da São Silvestre, se avizinhando rapidamente, todos os assuntos na área esportiva convergem para corridas de rua.
Muito justo, pois é uma atividade esportiva que atrai milhares de pessoas correndo e milhões de pessoas assistindo isto é natural, quando falamos de São Silvestre, nos vem a mente o inicio histórico do atletismo com a Maratona.
A história marca como 490 AC a vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Maratona, uma planície na Grécia.
Após a batalha, coube a Pheidíppides levar a boa  noticia da vitoria para a cidade de Atenas, ele levou a noticia, correndo e assim que a deu caiu prostrado e morreu.
Uns afirmam que é lenda outros que é um fato verídico, entretanto ficou na história do esporte e da cultura geral.
Lenda ou não em 1896 nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Pheidippides foi homenageado com uma nova modalidade olímpica, uma corrida de 40 km que recebeu o nome de Maratona.
O vencedor foi um grego chamado Spiridon Louis, que era carteiro.
Em 1908 a distancia da prova foi aumentada para 42 km 195 m e se mantem até hoje, esta distância foi feita para que os reis da Inglaterra pudessem ver passar a corrida.
A prova teve seu incio no Castelo de Windsor e terminou no Estádio White City, depois de 16 anos de discussões ficou acertado que a Maratona teria 42 k 195 m
Esta decisão ficou definida em 1924 nos Jogos de Paris e perdura até hoje.
boas corridas para todos
Carlão
técnico de atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário