sábado, 28 de outubro de 2017

Treinamento do fundista na pista

O treinamento do corredor de fundo em pista é bastante discutível, dei muitos treinos em pista para corredores de fundo, sempre necessários.
Tudo depende dos objetivos programados, o treino em pista pode ter inúmeros objetivos.
Ele pode ser de utilidade,dependendo das competições que o atleta vai participar e a intensidade ou esforço que o treinador deseja.
Durante muitos anos dando treino para corredores de fundo usei a pista de acordo com a programação estabelecida.
Treinando corredores para provas de longas distâncias como a São Silvestre por exemplo, usava a pista apenas para determinar ritmo e desenvolvimento desejado  para esta corrida, dei sempre preferência para "tiros de 600 a 1000 metros".
Quando estávamos próximos a São Silvestre ( 15 a 20 dias ), os tiros em pista variavam nestas distâncias,de 600 m, procurando desenvolver condições de ritmo. fazia o atleta imaginar os últimos 600 metros da prova a aplicava o ritmo desejado para o dia 31 de dezembro. os tiros de 600 metros eram o final da prova saindo da Consolação e entrando na Paulista, aumentado o ritmo na altura do Trianon., exatamente os últimos 650 metros finais da prova, deu certo e vencemos em 1980 e 1985  estas distancias podem variar conforme os adversários a serem enfrentados e os tempos objetivados.
boas corridas para todos
Carlão
técnico de atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário